quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sobre a Verdade

 A Verdade, o Absoluto, ou a Verdade Absoluta não existe pelo fato de que qualquer coisa que você disser não sera uma Verdade Absoluta, isso é explicado pelo Livro dos Fnords, paragrafo 5, que diz que abandonar quaisquer sistemas de crenças, embora desejável, é impossível.. Sendo assim, o que você diz sobre qualquer coisa não passa de sua mera opinião, pois está passando por um filtro, esta sendo feita uma interpretação pelo seu sistema de crenças.
 Eu acredito que essa seja uma verdade absoluta, mas isso, pelo Livro, anularia que fosse. O proprio Livro nos diz no paragrafo 2 que paradoxos transcendem paradoxos.

Esta regra deve ser aceita sem outra justificativa se não o seu sucesso.

 Com nosso aparato de conceitos criados por nossas mentes, olhamos a realidade através de idéias que nossa cultura nos dá. Estas idéias são erroneamente confundidas com a realidade, e pessoas  ficam muitas vezes perplexas quando percebem pessoas de outras culturas que vêem a realidade de modo diferente. Na verdade, são apenas as idéias sobre a realidade que variam. A Realidade está em um nível mais profundo, além de conceitos.
[...]
 Olhamos o mundo como através de uma janela com grades. As grades são nossos conceitos. Uma cultura é um grupo de pessoas com grades parecidas. Através desta janela vemos caos, e o relacionamos com os pontos de nossas grades, e então o compreendemos. A ordem são as grades. Este é o Princípio Anerístico. A filosofia ocidental é tradicionalmente preocupada em comparar uma grade com outra com a esperança de encontrar uma junção perfeita de grades que possa explicar a Realidade, sendo, deste modo, a Verdade. Isto é ilusório; é o que erisianos chamam Ilusão Anerística. De fato, algumas grades podem ser mais belas, outras mais lógicas, mas nenhuma pode ser mais Verdadeira que outra.
 [...]
O ponto é que a verdade depende dos conceitos que se usam para olhar a realidade, enquanto que a Verdade é independente de conceitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário