quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Livro dos Fnords

O Livro dos Fnords.


Fazes o que queres há de ser tudo da lei.

1. Nenhum sistema é completo pois não é possível explicá-lo completamente partindo dele mesmo. (Ex. Para explicar o universo seria necessário um computador fora do universo, o que é um paradoxo. Isso é provado pelo teorema de Gödel.)

2. Não existe nenhuma verdade. Esta afirmação é falsa. Paradoxos transcendem paradoxos. (Ex. A única maneira de resolver uma questão é desistir da pergunta. Por isso alguns sistemas de crenças afirmam que quando não se guarda conceitos arbitrários sobre particularidades a onisciência é obtida.)

3. Todos os conceitos são válidos (apenas e somente) dentro de seus sistemas de crenças. Um sistema de crenças é um conjunto de conceitos que se complementam ou se justificam. (Ex. Uma religião neolítica satisfaz a necessidade do povo neolítico. O cristianismo funciona para os cristãos. A ciência satisfaz a tecnologia. A matemática serve ao contador. Todos carregam coerência interna, embora nenhum desses sistemas carregue o que se chamaria, caso tivesse existência possível, Verdade.)

4. Todos os critérios, julgamentos, arbitrariedades e morais são baseados em sistemas de crenças específicos, e portanto são circunstanciais e não universais. (Ex. As regras de um jogo de futebol dificilmente se aplicariam ao parlamento, a moralidade cristã dificilmente seria aplicada a marcianos, intelectuais ou tartarugas.)

5. Abandonar quaisquer sistemas de crenças embora desejável é impossível. Existem programas compulsórios tanto biológicos quanto ambientais. O livre arbítrio é paradoxal. Quem abandona quaisquer referências "externas" se torna um psicótico, e está condenado a não interagir. A liberdade verdadeira surge da capacidade de utilizar os elementos relativos dentro de seu ambiente (semântico, social, etc.).


6. Cada elemento particular, do mais diminuto neutrino à galáxia, passando pelos homens, carrega sua peculiaridade intransferível. (A maioria dos sistemas de crenças chamam de Amor o que cria a interação entre as partes. Ex. "A separação é uma ilusão criada pelo Amor ao Amor", etc.)

7. A consciência é o foco da atenção. "Ampliar" a consciência é alterar este foco. Graus podem ser assinalados, e esses níveis podem ser descritos por sistemas de crenças. (Ex. os oito circuitos, os chacras, as sephiroths da cabala.) Existem técnicas para alterar este foco, alguns sistemas de crenças chamados "Religiões" tinham originalmente o objetivo de promover estas técnicas. (Ex. Yoga, drogas, privação sensorial, choque elétrico, sexo, ritual, etc. recomendadas pelas diferentes religiões.)

8. Nenhuma ação é ilícita, porém todo ato tem seu momento ideal. A consciência estando capaz de transitar por diversos focos, experimentando diversas realidades, pode determinar que ato e que  momento devem ser utilizados no sacramento da interação com o mundo. Uma pessoa fazendo uso do método acima sem ter internalizado os pontos 1 a 6 corre grande perigo. (Ex. A razão é apenas o software básico linear que permite examinar e decidir ações simples, caso não contaminada pela prisão a um sistema de crenças que se considera auto- justificável.)

9. Já existem algumas pessoas ou seres que alcançaram esses estados e estabeleceram uma rede de símbolos para indicar o caminho. Não faz sentido falar qualquer coisa sobre essas pessoas visto que estão além do tempo e do espaço, e com certeza além dos conceitos usados pelos homens. Essas pessoas não precisam ser identificadas ou rotuladas; devemos prestar atenção somente aos sinais que deixaram.

10. O mundo é cheio de detalhes que nos passam desapercebidos, mas nem por isso ficamos irritados com nossa falta de atenção. A Grande Obra é realizada fora do mundo das imagens, símbolos e categorias; ela se faz na liberdade do mundo real.

Este texto é um excerto do livro ciberxamanismo, de Eduardo Pinheiro. É um dos anexos do folhetim, sendo "verdades universais - o livro dos fnords" o título completo do anexo, fazendo par com "fnord - o livro das verdades universais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário