domingo, 1 de agosto de 2010

5 dicas para escrever melhor

Escrever não é tão difícil. Já dizia Pablo Neruda: É só começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. No meio, você coloca ideias. No meio, você coloca ideias.” O problema é justamente esse, muitas vezes se tem uma boa ideia, mas não conseguimos organizá-la, “colocar no papel”, de uma maneira coerente, correta, clara... Para mim, redigir um bom texto, aquele que me traz satisfação ao término, é um parto. Seguindo algumas regras básicas, você pode não se tornar um escritor de sucesso, mas tenho certeza que escreverá com mais facilidade e melhor:

► 1. Leia

Os benefícios da leitura são incontáveis e incluem o desenvolvimento de fala mais correta e de uma melhor escrita. Escrever é conseqüência da leitura. Você só vai ter vontade de escrever se ler. Não ligue para o que vão achar. O negócio é ler o que se gosta, sem ambição de agradar qualquer pseudo-intelectual formado em Letras.
► 2. Escreva

Não tenha medo do Word em branco. Escreva sobre qualquer coisa. Não fique à espera da "big idea". Escreva sobre a vida. E sem medo de fazer feio. Alguns escritores chegam a refazer mais de dez vezes cada linha que redigem. Mesmo que você não sonhe em ser o novo Hemingway, escrever vai melhorar sua lógica e o modo como você se expressa, além de enriquecer seu vocábulo. Separe cinco minutos por dia e escreva. Faça isso todo dia. Em menos de um mês, você vai estar se comunicando melhor e, espero, escrevendo mais de cinco minutos.

► 3. Conheça as regras (para poder quebrá-las)

Uma gramática mediana custa uns dez reais. Compre uma. Você nem precisa lê-la inteira. É claro que se conseguir, melhor. Mas seja ao menos curioso. Aprenda a pontuar. Entenda um pouquinho de concordância e estrutura. Não é tão difícil quanto parece. E, depois de conhecer as regras e saber usá-las em seu favor, não tenha medo de quebrá-las. Vale tudo. Inventar palavras, inverter estruturas, pontuar demais, pontuar de menos. O teclado é seu e quem manda nele são seus dedos.

► 4. Anote ideias (no celular)

Eu nem vou falar para você comprar um moleskine. É muito caro. Pode usar o celular mesmo. O importante é não deixar as idéias escaparem. Se você for como eu, cinco segundos depois de ter a ideia que vai mudar sua vida e, quiçá, o mundo, vai esquecê-la. Daí a necessidade de sacar seu celular – que está sempre num(a) bolso(a) próximo(a) – e anotá-la. Claro, você vai ter que fazer sua ideia caber em alguns caracteres. Mas isso tem muito a ver com nossa última dica.

► 5. Sintetize – quem pensa mais escreva menos

É possível abreviar uma (boa) história em uma frase. Claro que você não precisa escrever em todo lugar como se estivesse no Twitter. Mas a escrita é a arte de cortar palavras. Como seria esse post em menos de 100 caracteres? “Para escrever melhor: Leia, Escreva, Conheça as Regras, Anote Ideias e Sintetize”. O que dizer no meio disso é transpiração. Contudo não é tão difícil. 



fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário