quarta-feira, 28 de julho de 2010

Frente de Libertação dos Anões de Jardins (FLNJ)

"A Liberdade aos anões de jardim que vivem confinados nos quintais como peças decorativas."Isso é o que prega a FLNJ (Front de Libération des Nains de Jardins - em francês).

O Grupo age na calada da noite, retirando os anões dos jardins das residências e libertando-os em seu habitat natural: florestas, bosques, ao lado de nascentes, entre outros ambientes.

A Frente começou a atuar em 1997 e desde então assumem o rapto e libertação de pelo menos seis mil gnomos.
  O grupo não tem representantes oficiais no Brasil, mas já existem seguidores, como o Movimento de Emancipação dos Anões de Jardim que atua em conjunto com a Associação dos Libertadores Anões de Jardim (ALAJ). Recentemente também surgiu a Liga Para Libertação dos Anões de Jardim.

 Os libertadores de anões registraram grandes atuações no início da década de 2000, tendo como ápice o mês de junho de 2002, quando mais de 202 anões foram soltos em um campo de futebol, em uma ação de protesto contra o desempenho da seleção francesa na Copa do Mundo.

Um dos defensores dos direitos dos  anões  é o famoso filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, segundo os entusiastas da FLNJ, Amélie é uma ativista do movimento e demonstra isso ao roubar o anão de seu pai e garantir que ele faça, ao lado de uma aeromoça, uma tour mundial, com direito à cartões postais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário